Fim de semana com muitas nuvens e chuva. Depressão pós-tropical Gabrielle a caminho de Portugal continental
Em declarações à TSF, Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), afirma que a previsão está dependente da trajetória da tempestade
Corpo do artigo
Os efeitos da depressão pós-tropical Gabrielle vão sentir-se a partir deste sábado em Portugal continental. O fim de semana pode, por isso, trazer muitas nuvens e chuva. Em declarações à TSF, Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), afirma que a previsão está dependente da trajetória da tempestade.
"A partir de amanhã [sábado], vamos ter um aumento de nebulosidade por nuvens altas. À tarde, o céu já se tornará muito nublado no litoral Norte e Centro, essa nebulosidade vai estender-se gradualmente às restantes regiões e é provável a ocorrência de períodos de chuva já no sábado, a partir do meio da tarde, no litoral norte e centro, estendendo-se gradualmente, mais para o final do dia, às restantes regiões. Tudo isto está dependente da trajetória da depressão pós-tropical Gabrielle. Essa depressão vai manter sensivelmente a sua rota, em direção ao território do continente, no entanto, há ainda incerteza se ela vai um pouco mais para norte", explica à TSF Maria João Frada.
A meteorologista recorda que, nesta altura, já há avisos ativos para o continente: "Temos já emitido aviso de agitação marítima para a costa ocidental, sensivelmente a sul do Cabo Carvoeiro. É provável que este aviso se estenda no tempo e também é provável que este aviso seja elevado para laranja. O IPMA, acompanhando a situação, poderá ter de emitir dos parâmetros de rajada e de precipitação."
O ciclone tropical Gabrielle que atinge os Açores deixou de ser um furacão de categoria 1 e passou a ser uma depressão pós-tropical. De acordo com um comunicado do IPMA, com base nas mais recentes previsões, vai deslocar-se em direção a Portugal continental já em fase de depressão pós-tropical, a qual deverá ocorrer a partir das 12h00 desta sexta-feira.
“Assim, a partir do final de dia 27 [sábado], no litoral oeste, preveem-se períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada, estendendo-se ao restante território, em especial ao centro e sul”, no domingo, lê-se na nota.
O IPMA acrescentou que, adicionalmente, espera-se “um aumento da intensidade do vento nas terras altas e no litoral, assim como da agitação marítima”.
O ciclone tropical Gabrielle começou a atingir os Açores pelas 22h00 locais de quinta-feira, encontrando-se as ilhas dos grupos Central (Pico, Faial, Graciosa, Terceira e São Jorge) e Ocidental (Flores e Corvo) sob aviso vermelho – o mais grave numa escala de três – devido às previsões de precipitação, vento e agitação marítima.
O Governo Regional declarou situação de alerta até às 18h00 desta sexta-feira, nos grupos Central e Ocidental, proibindo determinadas atividades.
Nestas ilhas, foram também encerrados serviços públicos não urgentes e essenciais, incluindo escolas.
