
Porto 02 / 08 / 2018 - Vaga de calor obriga à procura de diferentes mecanismos para ultrapassar as temperaturas elevadas. Garrafas de água, leques ou mesmo até refrescando-se na água do rio Douro, foram alguns dos métodos adoptados por diversas pessoas, tentando assim contrariar o calor excessivo. ( Igor Martins / Global Imagens )
Igor Martins / Global Imagens
As temperaturas máximas no continente vão subir entre 4ºC a 8ºC, prevendo-se que cheguem até aos 30 graus no interior do Alentejo e Vale do Tejo.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que, para esta sexta-feira, está apenas prevista uma pequena subida da máxima no interior, nebulosidade nas regiões do Norte e Centro e ainda alguns aguaceiros fracos até ao meio da manhã a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que poderão ser de neve acima dos 1500 metros.
Mas, no fim de semana, "o cenário muda". "No sábado vamos ter uma subida entre os 4 e os 8 graus Celsius e no domingo uma nova subida da ordem dos 2 a 5 graus. Vamos chegar a domingo com temperaturas perto dos 30 graus no interior do Alentejo e na zona do Vale do Tejo", adiantou Maria João Frada, meteorologista do IPMA.
Para o fim de semana, prevê-se céu pouco nublado ou limpo e vento moderado a fraco do quadrante leste.
"O estado do tempo vai manter-se sem alterações até segunda-feira. Na terça-feira, a tendência será para uma pequena descida da máxima porque vem aí uma superfície frontal de pouco atividade e que terá como consequência apenas uma pequena descida da temperatura máxima e nebulosidade nas regiões a norte do sistema Montejunto-Estrela", disse.