Em causa estão os distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco
Corpo do artigo
O distrito de Faro está sob aviso amarelo por tempo quente entre este sábado e domingo, enquanto o alerta para Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco é válido no domingo e segunda-feira, anunciou o IPMA.
O distrito de Faro entra em aviso amarelo por "persistência de valores elevados da temperatura máxima" a partir das 09h00 deste sábado, até às 21h00 de domingo, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco estão sob aviso amarelo entre as 09h00 de domingo e as 21h00 de segunda-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Perante a previsão de temperaturas altas, a Direção-Geral de Saúde recomenda à população um consumo regular de água, o uso de roupa larga e fresca e a utilização de protetor solar, de duas em duas horas.
É ainda desaconselhada a exposição ao sol no horário entre as 11h00 e as 17h00 e pedido especial cuidado com a população idosa, com as crianças e os doentes crónicos, que devem permanecer em ambientes mais frescos e protegidos do sol, segundo as autoridades de saúde.
O IPMA prevê para este sábado céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas. O Baixo Alentejo e o Algarve registam uma subida da temperatura máxima.
Os valores máximos e mínimos da temperatura irão variar entre os 34 graus (em Faro) e os 10 graus (em Bragança).
