Na frente urbana de Albufeira, as praias têm nadadores-salvadores todo o ano
Corpo do artigo
Na praia dos Pescadores, em Albufeira, o mar parece um espelho e as crianças já brincam à beira-mar. São miúdos pequenos, de nacionalidade britânica, que atiram água uns aos outros. Para eles a água não está fria.
- "Não está vento, está calmo, não tem ondulação”, constata Gabriel Várzea.
- "A gente diz que é uma piscina”, explica o nadador-salvador.
No fim de semana da Páscoa a meteorologia trouxe mais arrelias: "Estava muita gente, praticamente parecia Verão e o mar estava um pouco agitado." No entanto, "as pessoas acatavam bem as ordens” e não houve problemas, conta.
A Praia dos Pescadores, situada na frente urbana, é uma das zonas balneares procurada por muita gente, mas que tem vigilância todo o ano.
Se durante a semana ainda está pouca gente no areal e são sobretudo estrangeiros, com a subida das temperaturas esperada no fim de semana do feriado do 25 de Abril a praia vai ser um local chamativo. De acordo com as previsões meteorológicas, no Algarve as temperaturas podem chegar aos 26 ºC e o mar continuará com pouca ondulação.
Para os nadadores-salvadores de Albufeira, mais do que o estado do mar, as falésias das praias são a grande preocupação. Há vários avisos bem visíveis por todo o lado de que estas rochas podem desmoronar-se, mas por vezes servem de pouco.
"As pessoas não acatam, não querem saber. Preferem colocar-se à sombra das falésias em vez de comprarem um guarda-sol", lamenta Gabriel que já viu muitas pedras caírem das arribas.
"Nos Olhos de Água já mandaram abaixo partes que estavam em risco de cair, para evitar derrocadas durante o Verão”, acrescenta.
A monitorização das falésias é um trabalho levado a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente, em colaboração com a Proteção Civil Municipal.
Bem longe das falésias, Beatriz e uma amiga estenderam a toalha no areal. Contam que fugiram do frio que se fazia sentir no Porto no início da semana. Em Albufeira, uma temperatura a rondar os 24 ºC, já lhes permite vestir o biquíni e dar uns mergulhos na água do mar.
"Hoje ainda não, mas noutros dias sim e está ótima”, garante Beatriz, enquanto aponta para as águas que rolam calmas no areal.
"Temos apanhado o mar assim e bom tempo”, sorri. Depois de tanta chuva que tem caído nesta Primavera, talvez seja já um vislumbre do Verão.