Finlândia é o país mais feliz do mundo. Portugal sobe para 77.º lugar no ranking

Finnish fans dress in their national colours and hold Finnish flags at the European Athletics Championships in Helsinki June 30, 2012. REUTERS/Yves Herman (FINLAND - Tags: SPORT ATHLETICS) - TB3E86U0WL9PF
REUTERS
Para além de estudar a felicidade das populações de cada país, o relatório deste ano das Nações Unidas analisou também o bem-estar dos migrantes.
De acordo com o relatório mundial da felicidade de 2018 das Nações Unidas, a Finlândia ultrapassou a Noruega no topo da lista dos países mais felizes do mundo.
Numa lista de 156 países, as nações nórdicas continuam no topo, enquanto Portugal sobe 12 lugares para a 77.ª posição. Paquistão (75.º), Turquemenistão (68.º), Kosovo (66.º) e Roménia (52.º) estão melhores que o nosso país no que à felicidade diz respeito.
Este relatório avalia dados como o PIB, apoios sociais, expetativas de uma vida saudável, liberdade social, generosidade e ausência de corrupção. Além disso, pela primeira vez desde que o estudo é feito (2012), foi também analisada a felicidade dos migrantes.
O bem-estar de residentes estrangeiros é agora um índice a reter para as Nações Unidas e Finlândia também encabeça este registo.
A realização do relatório parte de uma simples pergunta a cerca de mil pessoas dos mais de 150 países: "Imagine uma escada, com degraus numerados de 0, na parte inferior, a 10 no topo. O topo da escada representa a melhor vida para si e o fundo da escada representa a pior vida possível. Em que degrau da escada diria que, pessoalmente, se sente neste momento?"