O espaço é muito acolhedor, a decoração muito bem conseguida, transporta-nos para uma antiga mercearia, mas a cozinha tudo supera: produtos de qualidade muito bem tratados e apresentados com contemporaneidade.
Corpo do artigo
O caminho-de-ferro, um fator de desenvolvimento das localidades por ele servidas, está ligado de modo indissociável à explosão urbanística do Entroncamento, cidade do abraço entre as linhas do Norte da Beira Baixa.
O Museu Nacional Ferroviário, onde está guardada parte de inestimável de um vasto património, em grande parte votada ao abandono por esse Portugal fora, merece visita e é um cartaz desta terra de fenómenos.
Num bairro residencial da cidade, onde nos tempos do apogeu da ferrovia, mais de metade da população nela laborava, floresce há meia dúzia de anos, um espaço gastronómico de eleição.
O restaurante Flor de Sal, na rua Adelaide Cabete, é local que cativa pela decoração, a transportar-nos para uma velha mercearia. Bom ambiente, onde impera o conforto e um certo grau de familiaridade.
TSF\audio\2018\06\noticias\04\tsfmesa4
O espaço não é magnânimo, pelo que é sensato fazer reserva para saborear os excelentes produtos nacionais, a maioria de origem regional.
A simpática ardósia, um tablet de outros tempos, contém sugestões aliciantes que despertam o apetite. A começar pelo capítulo petisqueiro, dominado por uma tábua de enchidos grelhados, oriundos de Vila de Rei, e pelos queijos: de Azeitão ou de cabra.
Com outra dimensão, a lousa onde os pratos principais ganham, desde logo, a inevitável forma de tentação, sublinhadas por descrição mais pormenorizada.
O bacalhau na telha com broa e azeite de primeira é sugestão válida para dois comensais, mas há outra escolha: o lombo do gadídeo confitado e acompanhado com batata-doce.
No capítulo de peixes também pode figurar o robalo, acompanhado com um risoto de tomate cherry.
Nos pratos de carne, destacam-se a perna de cordeiro assada à moda da vizinha serra de Aire e os secretos de porco alentejano.
O rol das sobremesas é vasto e muito tentador e nele figura uma curiosa versão, com raspas de lima, do tradicional pudim abade de Priscos.
Boa carta de vinhos. Serviço muito simpático neste restaurante pequeno na dimensão, mas grande pelo nível da culinária.
Restaurante Flor de Sal, no Entroncamento.
Onde fica:
Localização: R. Adelaide Cabete 21, 2330-116 Entroncamento
Telef.: 911 757 477