Flores são só flores? O significado oculto dos emojis usados por adolescentes e o alerta da PSP
Corpo do artigo
Os emojis fazem já parte da nossa linguagem diária, mas nem sempre as leituras são iguais entre gerações. Enquanto para um adulto uma flor pode ser uma simples flor, para os mais jovens esta pode ser sinónimo de um órgão sexual feminino. Também um coração pode não ser só um símbolo de amor. Numa altura em que se fala dos riscos da internet entre os jovens, nomeadamente depois da série da Netflix “Adolescência”, a PSP lança um alerta aos pais sobre o duplo significado de alguns emojis.
As autoridades separam o alerta em duas categorias: sexting e drogas.
Apesar das conversas de teor sexual entre jovens, a partir de uma determinada idade, poderem fazer parte do crescimento, a PSP “apela a um especial cuidado”, até porque muitas vezes os mais novos não sabem quem se encontra do outro lado do ecrã.
“Podem estar a dialogar com alguém mais velho que pretende ganhar a sua confiança e, eventualmente, marcar encontros presenciais (grooming). Pais e jovens devem estar atentos a este duplo significado dos emojis, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual”, alerta a PSP.
Uma beringela, um cachorro-quente, uma banana ou uma maçaroca são os emojis utilizados para falar de um órgão sexual masculino (🍆🌭🍌🌽). Já para o feminino, os adolescentes costumam usar uma flor, um taco, uma peça de sushi ou um gato (🌷🌮🍣🐱).
A fruta também não é só fruta. Outras partes do corpo também podem ser representadas através do pêssego (🍑), da cereja (🍒) ou da meloa (🍈).
Em relação às drogas, as autoridades reconhecem que a “realidade (ainda) é pouco comum entre a comunidade escolar”. Ainda assim, acontece e, por isso, os pais devem estar atentos à comunicação através de símbolos, como folhas, cogumelos, diamantes, rebuçados, seringas, entre outros (🌿☘🥦🍁⛄💎🍬💉).
O alerta da PSP surge numa altura em que a violência entre jovens está a aumentar. Esta segunda-feira, os dados provisórios do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), divulgados pelo Expresso, mostram que a violência entre os jovens dos 12 aos 16 anos aumentou mais de 12%.
O tema é central na nova minissérie da Netflix “Adolescência”. Em quatro episódios - cada um filmado num único plano-sequência -, é contada a história de um rapaz de 13 anos acusado de um homicídio. No decorrer da série, um dos adolescentes explica ao pai que certos comentários nas redes sociais com recurso a emojis têm, na verdade, outro significado que não o original.
Além dos significados mencionados pela PSP, na série britânica há também um aviso para o “Incel” (celibato involuntário, em tradução livre). O termo faz parte de uma cultura online composta por jovens do sexo masculino, que, apesar de terem desejo sexual, não conseguem atingir esse objetivo e responsabilizam as mulheres por essa situação. Acusar alguém de ser incel pode surgir com um comprimido vermelho, ou com o número cem (💊, 💯).
Também na série televisiva, percebe-se que os corações podem ser muito mais do que uma expressão de afeto. De facto, o coração vermelho está associado ao amor, mas e as outras cores? O lilás significa excitação (💜), enquanto o rosa (🩷) quer dizer que há interesse, mas não só em sexo.
Depois do sucesso, os diretores de "Adolescência", Jack Thorne e Stephen Graham, pretendem levar a série à Câmara dos Comuns, mas o governo britânico já está a trabalhar no caso.