A vice-presidente da autarquia revela que as pessoas mais vulneráveis foram retiradas por precaução.
Corpo do artigo
O incêndio no concelho de Penacova, distrito de Coimbra, tem duas frentes ativas e está a preocupar as autoridades.
À TSF, a vice-presidente da câmara municipal local, Magda Rodrigues, explica em que estado está o fogo. "Temos duas frentes ativas. Uma sobre a povoação de Sernelha que já está controlada e a outra sobre a povoação de Chelo que gera ainda alguma preocupação, mas também tende a controlar-se", refere a autarca.
A vice-presidente de Penacova explica que existe uma articulação entre "Câmara Municipal, Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Penacova e os demais bombeiros no terreno, com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, nomeadamente com o seu primeiro comandante distrital de operações de socorro".
TSF\audio\2022\08\noticias\01\magda_rodrigues_1_aldeia
"Têm sido uma ajuda essencial nesta operação e temos indicação de haver um reforço de meios aéreos", afirma Magda Rodrigues.
A vice-presidente da autarquia penacovense acrescenta que não está a ser pensada qualquer evacuação, mas que por precaução as pessoas mais vulneráveis foram retiradas para um pavilhão nessa aldeia de Chelo.
Magda Rodrigues afirma ainda que a situação mantém-se preocupante. Há duas estradas cortadas, entre Cernelha e Penacova e ainda entre Chelo e Lorvão.
Às 20h45, as chamas estavam a ser combatidas por 382 operacionais e 112 veículos terrestres.