Fogo em Ponte da Barca com duas frentes ativas. Chamas lavram em Amarante e Baião
O incêndio em Ponte da Barca começou há uma semana e já consumiu mais de seis mil hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês
Corpo do artigo
O incêndio no concelho de Ponte da Barca, em Viana do Castelo, mantém-se em curso e com duas frentes ativas, revelou este sábado à Lusa fonte do comando sub-regional do Alto Minho.
A fonte não conseguiu identificar as localidades em que o fogo persiste. Pelas 10h00, estavam no combate às chamas 626 operacionais, apoiados por 204 viaturas e cinco aeronaves.
O incêndio deflagrou há uma semana e já consumiu mais de seis mil hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
No mapa dos incêndios, destaque também para as chamas que lavram em Amarante e em Baião. Em declarações à TSF, o comandante da Proteção Civil José Costa faz um ponto de situação relativamente a estas duas situações.
"Temos um incêndio na localidade de Gondar, no concelho de Amarante, que teve início ontem [sexta-feira], pelas 22h29, e no local estão 13 veículos, 40 operacionais e um meio aéreo. Este teatro de operações encontra-se a ser reforçado com mais operacionais e mais meios terrestres. Depois, já esta madrugada, pelas 01h56, um incêndio em Santa Marinha do Zêzere, no concelho de Baião, onde estão empenhados 12 veículos, 48 operacionais e dois meios aéreos. Este incêndio está a ser reforçado com o empenhamento de mais meios terrestres. São áreas de mato, não temos indicação de habitações ameaçadas nem de qualquer vítima nestes dois incêndios", explica à TSF José Costa, garantindo que está tudo preparado para responder a qualquer situação que ocorra.
"Todo o dispositivo está preparado. Mantemos a vigilância, mantemos o dispositivo preparado e empenhado para responder às ocorrências que vão surgindo ao longo do dia", sublinha.
