
Mário Cruz/LUZ
Presidente da Câmara de Caminha sublinha que medida é preventiva, mas fala em "chamas altas e muito fumo" próximos do lugar da freguesia de Arga de Baixo, na Serra D'Arga, em Caminha.
Uma frente de fogo com "chamas muito altas e muito fumo" no concelho de Caminha, no lugar de Castanheira, levou as autoriades a retirar a população. Miguel Alves, o presidente da Câmara de Caminha, em declarações à TSF, disse que "por cautela, procedeu-se ao confinamento das pessoas num lugar mais seguro. Os mais idosos e com problemas de mobilidade tiveram uma atenção especial."
Miguel Alves sublinhou que "não há perigo imimente, mas há um perigo latente porque as chamas estão muito elevadas. O presidente da autarquia admitiu à TSF que neste momento se vive um "momento crítico", devido ao pico de calor.
Estão neste momento 300 operacionais no terreno, 70 veículos e dois meios aéreos, dois Canadair.
O autarca revelou que desde ontem que existiam duas frentes ativas de fogo, uma delas foi dominada entretanto, mas em Castaheira, uma localidade com cerca de 50 habitantes, as chamas são muito elevadas e há muito fumo.