Fogos continuam a devastar o país, temperaturas vão aumentar e outros destaques TSF
O Governo decide esta terça-feira se prolonga a situação de alerta devido ao risco de incêndio rural, que termina às 23h59, ou se volta a ativar a contingência, que esteve em vigor até domingo.
Corpo do artigo
Portugal tem esta terça-feira mais de mil operacionais a combater 32 incêndios, entre fogos em curso, resolução e conclusão, com o auxílio de 429 veículos. Murça é o que mais preocupa, com mais de 630 operacionais e oito meios aéreos, segundo a última atualização do site da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Ainda esta terça-feira, o Governo vai decidir se prolonga a situação de alerta devido ao risco de incêndio rural, que termina às 23h59, ou se volta a ativar a contingência, que esteve em vigor até domingo durante sete dias. A TSF está a acompanhar tudo ao minuto.
15029977
A redução das temperaturas nos últimos dias ajudou no combate aos incêndios, mas vão voltar a subir já a partir desta quarta-feira. O calor vai sentir-se mais no Norte, no Centro e no Alentejo, mas o IPMA diz que a subida de temperatura não é comparável à onda de calor da semana passada. No entanto, os alertas meteorológicos vão aumentar de nível.
15030119
Dora Franco, uma enfermeira de 42 anos, trabalha no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa desde que acabou a licenciatura, há 20 anos. Na altura "ganhava mais porque antes havia, um subsídio para quem trabalhava na oncologia". No final do mês, levava para casa entre 1300 a 1400 euros líquidos. Hoje, 20 anos depois, Dora é enfermeira especialista no tratamento de feridas complexas dos doentes oncológicos, coordena a investigação da unidade de enfermagem do IPO. Doutoranda, somou experiência, pós-graduações e mestrado, mas o ordenado evoluiu em sentido contrário. À TSF, conta o que faz ficar uma enfermeira no Serviço Nacional de Saúde.
15030091
Com um défice de 413 profissionais, na maioria enfermeiros, o IPO de Lisboa não escapa ao movimento de escusa de responsabilidade. O presidente do Conselho de Administração, João Oliveira, adianta à TSF que já foram entregues pedidos nesse sentido, justificando que "há algumas equipas de enfermagem que têm receio de, às vezes, não corresponder da melhor forma às necessidades dos doentes". Contudo, João Oliveira garante que "isso não tem acontecido (...) Ninguém deixou de usar o melhor saber, o melhor esforço. Ninguém disse: vou deixar de trabalhar, vou deixar de fazer o melhor que sei".
15030038
Na Ucrânia, o exército russo bombardeou nas últimas horas a região de Odessa, no oeste do país, e a região de Dnipropetrovsk, no centro da Ucrânia, onde destruiu infraestruturas e causou pelo menos seis feridos. Siga na TSF o 145.º dia da guerra.
15029997
Por cá, o Governo extinguiu a Fundação José Berardo, com sede no Funchal, através de um despacho da Presidência do Conselho de Ministros, publicado na segunda série do Diário da República.
15030309