"Foi uma noite mais calma." Proteção Civil contabilizou 55 ocorrências durante a madrugada

Paulo Novais/Lusa (arquivo)
A região com o maior número de ocorrências foi Coimbra, seguida da Área Metropolitana do Porto
O temporal parece ter dado uma trégua este domingo. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou a verde todo os país, excepto os distritos da Guarda e Castelo Branco que estão sob aviso amarelo devido à neve.
Toda a costa de Portugal continental esta também sob aviso amarelo por causa da agitação marítima. Uma acalmia no tempo que já se tinha refletido nesta madrugada. O oficial de operações da Proteçao Civil Nacional, José Miranda, faz o balanço dos pedidos de ajuda.
"Cinquenta e cinco ocorrências, das quais 21 quedas de árvores, 11 limpezas de via, oito movimentos de massa e oito inundações e sete quedas de estruturas. A sub-região com maior número de registos é a região de Coimbra, com 18, seguido de 12 da Área Metropolitana do Porto. Total de 77 veículos e 179 operacionais", explica José Miranda à TSF.
O responsável acrescenta ainda que há alguns dias que não havia tão poucas ocorrencias.
"Ainda há muitos trabalhos contínuos dos dias anteriores, que se têm desenvolvido também por todos os operacionais empenhados nos vários teatros de operações. Contudo, também face à informação que temos, não houve aumento de algum registo de danos estruturais ou registo de vítimas. Portanto, sim, poderemos considerar que foi uma noite mais calma", avalia.