A marionetista ucraniana Daria Ivanova, refugiada na Alemanha desde o início da guerra, é uma das convidadas do Festival Internacional de Marionetas - Fora dos Eixos.
Corpo do artigo
O Festival Internacional de Marionetas - Fora dos Eixos arranca esta quinta-feira em Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira, e reúne companhias de seis países. Portugal apresenta quatro espetáculos.
Rui Sousa, diretor artístico, diz que este é um Festival pensado para as famílias e revela parte do programa. "Este festival distingue-se um pouco pela união entre os marionetistas do mundo, temos companhias da Ucrânia, da Argentina, Espanha, Alemanha, Brasil e Portugal, é uma união de artistas de todo mundo. O que nos distingue é também a programação para o público familiar, não é destinado unicamente a crianças, nem adultos. Durante o fim de semana temos uma estreia absoluta que vem do do Algarve, de Espanha temos o espetáculo "Desconexión", uma sátira ao mundo das tecnologias; temos histórias clássicas, tradicionais, também temos histórias que contam exemplos da da infância dos artistas. Aconselho a ver tudo!"
TSF\audio\2023\09\noticias\21\rui_sousa_1_festival
O programa também inclui workshops. No sábado, a marionetista ucraniana Daria Ivanova vem a Santa Maria da Feira ensinar a construir as marionetas Vertep, marionetas tradicionais da Ucrânia. "Ela é uma mestre em marionetas, é também a Presidente da UNIMA Ucrânia (União Internacional da Marioneta) e está neste momento refugiada na Alemanha. Decidimos trazê-la para as pessoas terem contacto com uma pessoa que é profissional de teatro e está envolvida num panorama de guerra e refugiados. Além de aprenderem a fazer também as marionetas tradicionais da Ucrânia que se chamam Vertep, que são marionetas de Natal. A Daria Ivanova também vem falar das tradições do país e das tradições que estão a tentar apagar, porque a Ucrânia tem uma história muito forte, de muitos séculos e ela vem contar essa história e explicar de que forma estão a ser tratadas estas tradições neste momento."
Desde o terceiro mês da guerra na Ucrânia que Daria Ivanova é refugiada na Alemanha, foi convidada para um curso de terapia de marionetas, uma área do teatro de bonecos que, até então, nunca tinha explorado na prática e na primeira pessoa. "Percebi rapidamente que precisava dessa terapia, não só para o autoaperfeiçoamento profissional, mas também para curar as minhas próprias feridas. Trabalhei com a minha própria experiência traumática de guerra e de refugiada", confidencia. Para a marionetista, a principal tarefa da terapia com fantoches é criar um espaço seguro e permitir que as emoções saiam de cada um de nós. "O fantoche e um terapeuta farão o resto", sintetiza.
TSF\audio\2023\09\noticias\21\rui_sousa_2_ucraniana
As inscrições para o workshop de construção de marionetas Vertep, de Daria Ivanova, encontram-se abertas através deste link. A programação completa do festival Fora dos Eixos está disponível aqui.
O Fora dos Eixos - Festival Internacional de Marionetas terá como palco o Centro Cultural de Milheirós de Poiares. De 21 a 24 de setembro, companhias de seis países apresentam sete espetáculos para todas as idades
Parte da programação do Fora dos Eixos é de acesso gratuito, nomeadamente a que acontece fora do auditório e as ações de mediação exclusivas para escolas e centros sociais. Os espetáculos no auditório têm um custo simbólico de 2,5 euros e os bilhetes encontram-se disponíveis na BOL.