O grupo vai buscar exemplo de outros países, como a Austrália e a Escócia, e garante que o sistema de taxa está a ter sucesso. O Reino Unido está já a estudar a hipótese de introduzir o mesmo sistema.
Corpo do artigo
Pratos, talheres e copos de plástico. É usar e deitar fora. Para evitar este desperdício, o Fórum Cidadania Lx escreveu a António Costa, pedindo ao primeiro-ministro a criação de uma taxa para a loiça descartável semelhante à que já existe para os sacos de plástico.
Além da taxa, o grupo de cidadãos acrescenta que se pode ir mais longe e proibir a distribuição de copos de plástico em locais públicos, como jardins, quiosques e miradouros. Como alternativa, o grupo sugere o uso de copos de plástico mais duradouro, que possam funcionar com um sistema de depósito, que garante um desconto no caso de devolução.
O grupo de cidadãos refere que o dinheiro da taxa, a ser cobrada pelo Estado ou pelas autarquias, pode financiar a limpeza urbana, sobretudo em zonas em que há um grande acumulação deste tipo de lixo.
O dinheiro gerado pela taxa extra poderia também ajudar a aumentar a fiscalização e a reciclagem de plástico para que Portugal possa alcançar as metas propostas para 2021.