O candidato derrotado à liderança dos socialistas vai dar indicações para que os seus delegados votem a favor da candidatura única de Maria de Belém ao cargo de presidente do PS.
Corpo do artigo
A candidatura de Maria de Belém, líder interina da bancada socialista, foi proposta pelo secretário-geral, António José Seguro, e será votada sexta-feira, no primeiro dia do Congresso Nacional do PS em Braga.
«O nome de Maria de Belém merece a minha total concordância e, por essa razão, darei indicações aos delegados eleitos pela minha moção para que votem favoravelmente esta candidatura», afirmou Francisco Assis à agência Lusa.
De acordo com Assis, Maria de Belém no cargo de presidente «dá plenas garantias de ser um factor de unidade no partido, tem uma longa experiência cívica e política».
«Penso que tem o perfil adequado para ser presidente do PS», disse ainda o ex-líder parlamentar do PS.
Maria de Belém substitui na presidência do PS Almeida Santos, que foi pela primeira vez eleito para este lugar em 1992, na sequência da eleição de António Guterres para o cargo de secretário-geral.
Ao fim de 19 anos como presidente do PS, Almeida Santos anunciou em Abril passado, no último congresso da liderança de José Sócrates, que não voltaria a candidatar-se a este cargo.