Francisco faz anos. Aos 82, o papa-celebridade conduz Igreja com "200 anos de atraso"
Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo do papa Francisco, faz esta segunda-feira 82 anos.
Corpo do artigo
Não tem mãos a medir o homem que esta segunda-feira faz 82 anos e está no sexto ano de pontificado, à frente da barca de Pedro de muito difícil condução.
Ainda na última semana teve que despedir três colaboradores ilustres do núcleo duro do governo da Santa Sé, um deles a terceira figura de Estado... e não por terem ajudado velhinhas a atravessar a Praça de São Pedro.
TSF\audio\2018\12\noticias\17\manuel_vilas_boas_12h
Como avançar da idade é notória a preocupação do papa Francisco pelo acerto no seu sucessor que, eventualmente, poderá estragar todo o esforço feito pelo primeiro papa latino-americano na reforma de uma igreja que no dizer do já desaparecido cardeal Martini de Milão, também jesuíta, esta instituição caminha com pelo menos 200 anos de atraso: quase como a ferrovia nacional.
Não foi em vão que Francisco procurou aproximações com o visionário de Assis, solidificam-se, entretanto, os passos para o Império do meio e, como nunca, no velho latim, ad multos annos, Franciscus.