Frio e "formação de geada": todos os distritos do continente sob aviso amarelo
Em declarações à TSF, o IPMA indica que a chuva deverá regressar no domingo
Corpo do artigo
Os 18 distritos de Portugal continental estão, esta quarta-feira, sob aviso amarelo devido ao frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a página do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa e Setúbal estão sob aviso amarelo até às 09h00 desta quarta-feira devido à "persistência de valores baixos da temperatura mínima", explica o IPMA.
Já em Faro, Beja, Évora e Portalegre o aviso amarelo irá vigorar até às 09h00 de quinta-feira.
Em declarações à TSF, a meteorologista do IPMA Ângela Rodrigues explica que a situação vai melhorar ligeiramente, mas o frio vai continuar. "Existem condições para a formação de geada em muitos locais do território do continente, mesmo naqueles em que não é tão frequente. As temperaturas estão baixas em praticamente todo o território, o aviso amarelo de tempo frio, na maior parte dos distritos, irá terminar durante a manhã de hoje [quarta-feira], com exceção dos distritos de Beja, Évora, Faro e Portalegre, que terão aviso ainda amanhã [quinta-feira], dia 16 de janeiro", adianta, em declarações à TSF.
"A tendência será para continuar com temperaturas relativamente baixas, em particular, a temperatura mínima, havendo algumas oscilações, céu pouco nublado ou limpo também para dia 16 de janeiro, embora possa surgir alguma nebulosidade no litoral oeste. O regresso da precipitação deverá ser apenas dia 19", acrescenta.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
