De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estas condições atmosféricas vigorarão até às 6h hora de terça-feira.
Corpo do artigo
A Capitania do Porto do Funchal aconselhou esta segunda-feira o regresso das embarcações aos portos de abrigo devido aos avisos de agitação marítima e de vento forte na Madeira do IPMA.
A situação geral do estado do tempo (vento e mar para a orla marítima) para o arquipélago da Madeira é de vento de nordeste muito fresco (36 a 44 quilómetros por hora) a forte (45 a 54 quilómetros por hora) e a visibilidade é moderada.
Na costa norte a ondulação é de nordeste de 4 a 4,5 metros, diminuindo para 3,5 a 4 metros no final do período e na costa sul de sueste/sudoeste de 1,5 a 2,5 metros.
Devido a estas condições atmosféricas, a Capitania do Porto do Funchal recomenda os proprietários ou armadores das embarcações a tomarem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo.
Apesar destas condições atmosféricas, o movimento do aeroporto da Madeira está a decorrer normalmente tendo já partido, às 5h30, o primeiro avião para Lisboa e já aterrou um da Transavia.
"Esperemos que o vento dê tréguas mas melhorias só a partir das 18h horas", adiantou fonte aeroportuária.
O navio Lobo Marinho também cumpriu a sua viagem para a ilha do Porto Santo.