Galamba destaca investimento da Google e anuncia despacho para instalar corredores de cabos submarinos
O ministro das Infraestruturas considera que Portugal está na porta de entrada da conectividade para a Europa, promovendo conexões robustas com outros continentes.
Corpo do artigo
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, qualificou, esta quinta-feira, o investimento da Google como "muito importante" e disse que agora espera "avançar rapidamente com a criação de corredores para a instalação de cabos submarinos pré-licenciados".
"Além deste importante investimento anunciado pela Google, vamos hoje assinar um despacho conjunto entre as Infraestruturas, o Ministério de Economia e Mar, o Ministério da Agricultura e Alimentação, o Ministério do Mar, Ambiente e Ação Climática (...) e também o Ministério dos Negócios Estrangeiros (...), que tem como objetivo pedir à Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) para avançar rapidamente com a criação de corredores para a instalação de cabos submarinos pré-licenciados", disse João Galamba, em declarações aos jornalistas.
TSF\audio\2023\09\noticias\25\joao_galamba_1_portugal_e_central_no
O responsável pela pasta das Infraestruturas considerou ainda que, com este investimento, Portugal fica na porta de entrada da conectividade para a Europa, promovendo conexões robustas com outros continentes.
A Google anunciou esta quinta-feira o projeto "Nuvem", um sistema de cabos submarinos que atravessam o Atlântico, que, segundo a tecnológica, "irá melhorar a resiliência da rede no Atlântico e ajudar a responder à procura crescente por serviços digitais".
O percurso do novo cabo "irá acrescentar diversidade às rotas internacionais e apoiar o desenvolvimento da infraestrutura de tecnologia de informação e comunicação (TIC) para os continentes e países envolvidos".