O governante socialista não fez a visita que estava prevista ao Centro de Informação de Covas do Barroso.
Corpo do artigo
O secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, foi recebido em Boticas por populares em protesto contra a exploração do lítio, acabando por não visitar o Centro de Informação de Covas do Barroso, tal como previsto.
Depois de um encontro na Câmara Municipal de Boticas, o governante seguiu para uma visita ao Centro de Informação de Covas do Barroso, distrito de Vila Real, que acabou por não acontecer devido ao protesto de dezenas de populares que, empunhando cartazes, gritavam "Não à Mina, Sim à Vida".
Depois de o carro ter sido cercado pelos manifestantes, João Galamba voltou para trás, tendo regressado mais tarde já com a presença da GNR no local, mas, mesmo assim, acabou por não fazer a visita.
11486263
Uma das pessoas que esteve neste protesto deu voz à revolta.
"Receamos pela nossa saúde. Pela água, pelo ambiente, por tudo o que aqui temos. Nunca mais vamos ter descanso. Não vamos desistir nunca. Podemos morrer, mas para cá do Marão mandam os que cá estão", afirmou uma das habitantes de Boticas, ouvida pela SIC Notícias.
TSF\audio\2019\11\noticias\11\popular_galamba
Nelson Gomes, da Associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso, explicou à TSF o que aconteceu.
"O secretário de Estado veio a Covas do Barroso, foi visitar o Centro de Informação, não quis falar com a população e foi visitar a área das explorações. Só à vinda é que falou com um residente ou dois", afirmou Nelson Gomes.
TSF\audio\2019\11\noticias\11\nelson_gomes_1_sec_est_nao_quis_falar