Global Media Group avança com despedimento coletivo que vai afetar o Diário de Notícias
O Global Media Group iniciou esta terça-feira um processo de reestruturação de equipas internas, o que "forçou a um despedimento coletivo", pode ler-se em comunicado enviado pela administração.
Corpo do artigo
O Global Media Group (GMG) vai avançar com um despedimento coletivo no âmbito de um "processo de reestruturação de equipas internas" iniciado esta terça-feira. Do processo de reestruturação decorre a "saída do diretor do Diário de Notícias, José Júdice, bem como da restante direção", pode ler-se em comunicado. No texto, a administração justifica a reestruturação com a "situação financeira que resultou da gestão dos últimos meses, cujo impacto foi público".
Contactada pela TSF, Valentina Marcelino, delegada sindical do Diário de Notícias, confirma que esta manhã reuniram com a administração e que lhes foi comunicado que, além da direção já demitida, dos dez jornalistas contratados pela anterior administração liderada por José Paulo Fafe, oito serão despedidos. Às delegadas sindicais a administração alegou "custos salariais incomportáveis" e "salários muito acima da média do jornal". Na mesma reunião a administração transmitiu ainda às delegadas sindicais a intenção de substituir os jornalistas que vão sair na reestruturação.
A direção interina do Diário de Notícias será assegurada durante os próximos três meses pelo jornalista Bruno Contreiras Mateus, atual diretor do Dinheiro Vivo, período após o qual sairá do Global Media Group (GMG) "para se dedicar a projetos pessoais".
A redação do Diário de Notícias reúne-se ao final da tarde desta terça-feira.