
Cannabis
Reuters
A GNR desmantelou um "laboratório" de produção de cannabis que funcionava numa residência de Monção através de uma operação que resultou ainda na prisão preventiva de um suspeito.
Corpo do artigo
Segundo uma fonte ligada à investigação citada pela Lusa, os militares da GNR, através do Destacamento Territorial de Valença, realizaram a operação ao final da tarde de sexta-feira, dando cumprimento a dois mandados de busca domiciliária emitidos pelo Tribunal Judicial de Monção.
As buscas, acrescentou a fonte, realizaram-se em residências nas localidades de Cortes e Lara e resultaram na detenção de um jovem português de 26 anos.
Presente este sábado ao Tribunal de Monção, o juiz de turno decretou como medida de coação a prisão preventiva do suspeito, entretanto já transferido para o Estabelecimento Prisional de Braga.
«Numa das residências constatou-se a existência de um autêntico laboratório de produção de cannabis, com equipamentos de estufa adequados ao desenvolvimento da planta, nomeadamente, controladores de temperatura e humidade», explicou a fonte.
A operação resultou ainda na apreensão de 205 plantas de cannabis de diferentes tamanhos e estados de produção, com um peso total de 4,792 quilos, além de 2,965 quilos de folhas de cannabis, 1,322 quilos de cabeças de cannabis e 843 gramas de sementes.
Adubos, isolamento ambiental, iluminação artificial, sistema de rega automatizado, equipamentos para secagem das plantas e até livros «com ensinamentos para cultivo no interior de habitações» foram também encontrados pelos 18 militares da GNR envolvidos.
No decurso da operação foram ainda apreendidas duas espingardas caçadeiras e um automóvel ligeiro.