
O detido será agora presente pela GNR ao Tribunal da Relação de Lisboa
Pedro Correia/Global Imagens (arquivo)
Aquando da abordagem ao suspeito, "o mesmo foi revistado, tendo-se verificado que tinha na sua posse as algemas com as quais havia fugido"
Corpo do artigo
O recluso que fugiu na terça-feira à guarda da PSP do Tribunal da Relação de Lisboa foi detido esta quarta-feira, no Algarve, pela Guarda Nacional Republicana. A informação foi inicialmente avançada pela CNN Portugal e mais tarde confirmada pela TSF.
A GNR confirmou à TSF a detenção de um suspeito que "pelos indícios corresponde ao suspeito evadido, apesar de estar indocumentado".
Em comunicado, a força policial esclarece "cerca das 09h40, na localidade de Estômbar em Lagoa, foi detido o suspeito ontem [terça-feira] evadido do Tribunal da Relação de Lisboa".
"Na sequência de uma denúncia de avistamento do suspeito por parte de uma cidadã, foram acionados os militares da Guarda para a localidade de Estômbar, onde foi possível avistar um homem na via pública, cujas características coincidiam com as difundidas pela PSP aquando da sua fuga", lê-se no documento.
Aquando da abordagem ao suspeito, "o mesmo foi revistado, tendo-se verificado que tinha na sua posse as algemas com as quais havia fugido".
O suspeito foi, então, detido e transportado para as instalações do Posto Territorial de Lagoa, onde, em estreita articulação e coordenação com a PSP, "se confirmou a sua identificação".
O Ministério da Administração Interna foi igualmente informado da ocorrência.
O detido será agora presente pela GNR ao Tribunal da Relação de Lisboa.
Num comunicado, a PSP tinha anteriormente adiantado que, cerca das 10h20, o detido, que se encontrava à guarda daquela polícia, "evadiu-se à chegada ao TRL de Lisboa, onde iria ser presente à autoridade Judiciária" por sobre ele existir um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades alemãs, pelo crime de fogo posto.
"Os polícias que efetuavam o transporte do detido foram surpreendidos pelo mesmo, ao abrirem a porta da viatura policial de transporte, tendo encetado fuga e conseguido libertar-se da algema de um dos pulsos durante o seu trajeto (...), explicou a PSP.
O detido, adianta a PSP, "foi de imediato perseguido pelos polícias que se encontravam no local".
O homem foi detido no domingo, em Portugal, ao abrigo de um pedido de extradição por parte da Alemanha.
