No decorrer da operação foram apreendidas quatro armas de fogo de calibre de guerra. Em declarações à TSF, o capitão Miguel Mateus refere que este caso é "revelador" da "perigosidade" que a "criminalidade organizada transnacional tem vindo a evidenciar"
Corpo do artigo
A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR deteve na quarta-feira sete homens e apreendeu armas de guerra e três viaturas junto à Praia do Amado, em Carrapateira, no concelho de Aljezur, no distrito de Faro. Em declarações à TSF, o capitão Miguel Mateus acredita que pode tratar-se de um grupo internacional de tráfico de droga.
"Provavelmente estamos a falar de criminalidade altamente organizada e a presença deste tipo de armamento é bastante revelador da perigosidade que esta criminalidade organizada transnacional tem vindo a evidenciar (...) Dos sete detidos, quatro são de nacionalidade portuguesa e três de nacionalidade estrangeiro. Os indivíduos estrangeiros estavam ilegais em território nacional", explica à TSF o capitão Miguel Mateus, adiantando que os cidadãos estrangeiros são de origem africana.
Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) adianta que na quarta-feira de madrugada os meios de vigilância noturna da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras detetaram uma embarcação de alta velocidade a deslocar-se lentamente em direção à linha de costa.
“Em simultâneo, foram identificados três veículos suspeitos a dirigir-se para a zona de areal, presumivelmente destinadas a proceder ao desembarque de carga ou de pessoas”, conta a GNR, acrescentando que “após se observar indícios de transbordo em curso, foram de imediato ativados os meios operacionais”.
No decorrer da operação foram apreendidas quatro armas de fogo de calibre de guerra: uma espingarda automática AK-47, uma espingarda automática M4, uma espingarda automática CETME-L e uma espingarda automática adaptada dos modelos AR-15/M4.
Foram também apreendidos dois carregadores, com um total de 48 munições para a espingarda automática AK-47, dois carregadores, com 58 munições para a espingarda automática M4 e três veículos.
A ação contou com militares da UCCF e com o reforço de uma equipa do Destacamento de Intervenção (DI) de Faro.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 19 e os 48 anos, serão presentes no Tribunal Judicial para aplicação das medidas de coação.
