A GNR registou 199 acidentes, duas vítimas mortais e cinco feridos graves na terça-feira, primeiro dia da operação de reforço do patrulhamento e fiscalização nas estradas portuguesa, foi hoje anunciado.
Corpo do artigo
A Guarda Nacional Republica iniciou às 00h00 de terça-feira a operação "Hermes - Viajar em Segurança", que está orientada para o patrulhamento e fiscalização nas vias mais críticas com o objetivo de combater a sinistralidade rodoviária numa altura do ano em que os portugueses se deslocam para férias.
No primeiro dia da operação, que termina hoje à meia-noite, registou-se menos dois acidentes, menos uma vítima mortal e menos cinco feridos graves relativamente ao mesmo período do ano passado (31 de julho), segundo a GNR.
O capitão João Figueiredo, da GNR, disse à agência Lusa que dos 199 acidentes registados na terça-feira, sete foram considerados graves e provocaram as duas vítimas mortais e os cinco feridos graves.
João Figueiredo adiantou que três dos sete acidentes graves tiveram como intervenientes motos, quatro foram automóveis ligeiros e um foi um pesado de mercadorias.
Segundo a GNR, dos sete acidentes graves, um ocorreu em autoestrada, dois em estradas nacionais, dois em estradas municipais e outros dois em arruamentos.
Os acidentes mais graves ocorreram nos distritos de Santarém, Porto, Lisboa e Leiria.
No primeiro dia da operação "Hermes", a GNR fiscalizou 7.841 condutores e deteve 66, dos quais 44 por excesso de álcool e 18 por falta de habilitação legal para conduzir.
Os militares da GNR multaram ainda 2.517 condutores, sendo a maioria por falta de cinto de segurança, seguro e inspeção periódica obrigatória, além da utilização do telemóvel durante a condução.
Nesta operação de 48 horas, os militares da GNR estão atentos ao controlo da velocidade, condução sem habilitação legal e sob influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, manobras irregulares, não utilização do cinto de segurança e utilização indevida de telemóveis.
Todos os 1900 militares afetos ao trânsito estão mobilizados para esta operação, mas também estão disponíveis outros recursos e meios da GNR.
Esta é a terceira fase da operação "Hermes - Viajar em Segurança", que vai ainda compreender duas outras, a decorrer a 14 e 15 de agosto e de 31 de agosto a 2 de setembro.