"Pela complexidade associada à conceção e desenvolvimento", o Ministério da Saúde assume que o Sistema Nacional de Acesso a Consulta e Cirurgia "ainda não se encontra preparado e estabilizado para entrar em produção"
Corpo do artigo
Está adiado por tempo indefinido o novo programa do Ministério da Saúde para resolver consultas e cirurgias em atraso com recurso ao setor privado.
Numa portaria publicada esta sexta-feira, o ministério tutelado por Ana Paula Martins assume que o Sistema Nacional de Acesso a Consulta e Cirurgia (SINACC) ainda não está pronto, pelo que, enquanto isso não acontecer — e não se adianta qualquer data —, mantém em vigor o atual programa de recuperação de cirurgias, com pagamento extra a operações feitas em horas extraordinárias ou no setor privado.
Pela complexidade associada à conceção e desenvolvimento do programa, o SINACC - Sistema Nacional de Acesso a Consulta e Cirurgia ainda não se encontra preparado e estabilizado para entrar em produção, requerendo-se o alargamento do prazo definido", lê-se na mesma nota
O novo sistema deveria entrar em vigor no final do mês de agosto.
O atual sistema SIGC, Sistema de Gestão de Inscritos em Cirurgia, tem gerado várias polémicas, nomeadamente o escândalo no serviço de dermatologia no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.