"Maior investimento de sempre." Mais de 607 milhões para infraestruturas das forças de segurança
A maioria da verba aprovada destina-se a infraestruturas (236 milhões de euros) e aos sistemas de tecnologia de informação e comunicação (250 milhões de euros).
Corpo do artigo
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um investimento de mais de 607 milhões de euros para melhorar e modernizar as infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança, anunciou o ministro da Administração Interna.
O investimento está previsto no âmbito da programação de infraestruturas e equipamentos das forças e serviços de segurança do Ministério da Administração Interna, um compromisso plurianual até 2026.
O ministro agradeceu às forças de segurança por fazerem de Portugal "um dos países mais seguros do mundo" e assinalou que foi honrado o compromisso assumido pelo Governo de dignificar as condições de trabalho destes profissionais ao aprovar um investimento plurianual de "mais de 607 milhões de euros". Desde 2017 foram executados "mais de 340 milhões de euros na melhoria de infraestruturas e equipamentos de segurança".
15054339
Agora, estão previstos mais de 236 milhões de euros para infraestruturas, mais de 250 milhões para sistemas de tecnologia de informação e comunicação, mais de 64 milhões para a aquisição de novos veículos, 11,5 milhões para novas armas, mais de 15 milhões para equipamentos de proteção individual, mais de 22 milhões para equipamento para funções especializadas e perto de cinco milhões para equipamento de apoio à atividade profissional, detalhou José Luís Carneiro.
"É o maior volume de investimento de sempre na modernização, requalificação e dignificação das condições de trabalho e na garantia de melhores indicadores de operacionalidade", garantiu, renovando o compromisso pelo "rejuvenescimento das forças e serviços de segurança", com o recrutamento de "2400 polícias e guardas", estando ainda prevista para 2022 a contratação de "mais 2600".
O ministro assinalou também o "esforço para garantir um investimento de mais de 40 milhões de euros em alojamento para agentes da PSP e guardas da GNR, bem como para as famílias".
A maioria da verba esta quinta-feira aprovada destina-se a infraestruturas (236 milhões de euros) e aos sistemas de tecnologia de informação e comunicação (250 milhões de euros).