
FocusCelebration / Global Imagens
A Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, preside, esta quarta-feira, à assinatura de Cartas de Compromisso com entidades que integram a rede nacional de apoio e proteção a vítimas de violência doméstica, bem como de vítimas de tráfico de seres humanos.
Corpo do artigo
Teresa Morais, Secretária de Estado da Igualdade, vai assinar publicamente, contratos de reforço de financiamento a instituições que lidam com o apoio a vítimas de tráfico de pessoas e violência doméstica.
Ao todo vão ser distribuídos mais de 260 mil euros por onze entidades.Parte desta verba destina-se ao financiamento na área do tráfico de seres humanos, no sentido de custear o regresso assistido das vítimas que pretendem voltar aos seus países de origem quando estas são oriundas de países da União Europeia.
Trata-se de uma nova ferramenta que a Secretária de Estado da Igualdade, atribuiu aos relatos que foi recebendo de quem está no terreno. Teresa Morais, à TSF, explicou que objetivo é reduzir riscos e permitir o regresso a casa mais rápido e mais seguro das vítimas de tráfico de seres humanos.
A medida é anunciada no dia em que é concretizado, também, um reforço do apoio financeiro do governo às entidades que ajudam as vítimas de violência doméstica, nomeadamente as entidades que gerem núcleos de atendimento à vítima e casas de abrigo.
Desde o início deste ano, o Estado destinou 807 mil euros para a prevenção, apoio e proteção a vítimas de violência doméstica. Em 2014, o valor global foi de um milhão e 200 mil euros. No total da legislatura, ou seja, nos últimos quatro anos, o valor destes apoios ultrapassou os 4 milhões de euros.