O relatório final, a que a RTP teve acesso, indica que incêndios na zona centro do país afetaram 481 casas e 49 empresas. Nos incêndios de junho perderam a vida 64 pessoas.
Corpo do artigo
De acordo com o relatório final, citado pela RTP, os danos que exigem uma resposta de emergência têm um valor estimado de 193 milhões de euros, mas as necessidades de intervenção totalizam 497 milhões de euros.
TSF\audio\2017\07\noticias\03\pedro_marques_1_habitacoes
O documento especifica que os danos repartem-se por questões de habitação particular, floresta, atividades económicas, agricultura, infraestruturas e equipamentos municipais, rede viária nacional e proteção civil.
TSF\audio\2017\07\noticias\03\pedro_marques_3_economia
Os incêndios afetaram 481 casas, das quais 169 eram de primeira habitação, 205 de segunda e 117 habitações devolutas. O Governo indica ainda no relatório que há 49 empresas afetadas, com implicações diretas em 374 postos de trabalho.
TSF\audio\2017\07\noticias\03\pedro_marques_4_emprego_e_agricultur
Os cinco grandes incêndios ocorridos em junho contabilizam, no total, cerca de 45.979 hectares ardidos, em Sertã, Góis, Pampilhosa da Serra, Penela, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.
No caso de Pedrógão Grande, ardeu 81 por cento da área florestal. Em Figueiró dos Vinhos ardeu 66 por cento da floresta e em Castanheira de Pera 56 por cento.