Governo garante que aumentos nos transportes públicos não vão afetar as famílias

Mário Cruz/Lusa
O secretário de Estado Adjunto e do Ambiente confirma que as tarifas vão aumentar 1,5% a partir de janeiro, mas explicou as formas criadas para proteger os utentes.
Corpo do artigo
As famílias não vão ser afetadas pelo aumento do preço dos transportes públicos. A garantia foi dada à TSF pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.
José Mendes confirma que as tarifas vão aumentar 1,5% a partir de janeiro, mas explicou na Manhã TSF as medidas que o Governo tomou para proteger os utentes, nomeadamente as deduções no IRS e os descontos nos passes dos estudantes universitários.
A Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (ANTROP) considera adequado o aumento no preço dos transportes públicos. É o primeiro aumento nos últimos três anos que agrada ao presidente da ANTROP, Cabaço Martins.
O representante das empresas de transportes de passageiros rodoviários espera que o número de passageiros aumente no próximo ano, apesar deste aumento.
A última vez que o preço dos transportes públicos aumentou foi em 2014.
Agora, em 2017, a atualização vai ser de 1,5%, seguindo o valor da taxa de inflação.
A partir de 2018, o Governo quer fazer atualizações automáticas, levando em conta a inflação e o custo dos fatores de produção.
José Mendes diz que o objetivo é evitar o que chama de aberrações do passado.