No Fórum TSF, Miguel João de Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, destacou a adesão dos proprietários privados ao apelo do Governo.
Corpo do artigo
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural fez, esta quinta-feira, um balanço positivo do processo de limpeza de matas publicas e privadas, no Fórum TSF.
"Nas áreas públicas, que são aquelas que nós monitoramos, já tivemos cerca de 1.400 hectares de limpeza à volta das casas e das aldeias e cerca de 600 hectares dentro da floresta", adiantou o secretário de Estado.
TSF\audio\2018\03\noticias\15\miguel_freitas_11h_balanco
"Não temos nenhum instrumento capaz de medir exatamente aquilo que se está a fazer nos terrenos privados, mas podemos perceber com clareza que esta ação teve uma forte adesão por parte dos proprietários florestais", afirmou Miguel João de Freitas.
Esta quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa anunciou que as multas a quem não limpar terrenos não vão avançar para já. O primeiro-ministro explicou que a GNR vai continuar a fazer ações de esclarecimento à população e, a partir do final do mês de março, as autoridades vão começar a levantar autos, mas que estes só serão cobrados em junho, caso a situação não tenha sido resolvida entretanto.
No Fórum TSF, o secretário de Estado as Florestas e do Desenvolvimento Rural confirmou também que a abertura de estradões para proteção da floresta vai triplicar até ao final do mês de maio, e que as câmaras municipais serão protagonistas neste processo, podendo avançar com os trabalhos, antes mesmo de os concurso estarem concluídos.
TSF\audio\2018\03\noticias\15\miguel_freitas_1_estradoes