A empresa alemã Grohe promete investir até seis milhões de euros na fábrica de Albergaria.
Corpo do artigo
O ministro do ambiente inaugura esta tarde, em Albergaria-a-Velha, o parque fotovoltaico de produção de eletricidade da multinacional alemã Grohe.
Este parque fotovoltaico vai produzir energia solar para autoconsumo e responder a apenas cerca de 8% das necessidades energéticas desta unidade industrial, (cerca de 1,5 MWh/ano). Mas mesmo assim, é necessário para a cumprir o plano de sustentabilidade da empresa, afirma o diretor-geral, João Brás, em declarações à TSF.
Ao todo, são mais de 2.268 painéis solares para autoconsumo, num investimento que ronda um milhão de euros e faz parte de um plano maior que vai passar, a curto prazo, por um novo investimento na ordem dos cinco milhões de euros.
A multinacional alemã instalada em Albergaria-a-Velha foi adquirida pelo gigante japonês LIXIL em 2013 e desde então tem vindo a apostar na descarbonização de unidades industriais que possui.
Só o ano passado contratou mais uma centena de pessoas, somando agora cerca de mil colaboradores, acrescenta o responsável da unidade de Albergaria-a-Velha.
TSF\audio\2022\04\noticias\27\ana_maria_ramos_parque_fotovoltaico_grohe
A sustentabilidade é um elemento essencial na estratégia corporativa da Grohe, líder global em soluções para casas de banho e acessórios para cozinha, que já alcançou a meta de descarbonização em julho de 2019 e continua a trabalhar para a redução da sua pegada ambiental.
O novo parque de painéis solares é inaugurado esta quarta-feira pelo ministro do ambiente, Duarte Cordeiro na fábrica nascida há 24 anos e que produz dois milhões de produtos de cozinha, 1,6 milhão de cartuchos para termostáticas e 1,4 milhão de termostáticas todos os anos.
Por enquanto, este grupo empresarial ainda não pode divulgar outros projetos na área da sustentabilidade previstos ainda para este ano, mas garante que já estão em fase de aprovação, revelando a vontade de continuar a investir em Portugal.