A novidade foi avançada pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, no Fórum TSF.
Corpo do artigo
O Governo vai lançar um estudo, no próximo ano, para avaliar os castigos aplicados a quem agride mulheres. A novidade foi avançada pela secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, no Fórum TSF.
Rosa Monteiro mostra-se preocupada e indignada com o aumento da violência contra as mulheres e adianta que uma das medidas passa por avaliar a eficácia das medidas tomadas para evitar a repetição das agressões, mas admite que essa avaliação está ainda por fazer.
"É preciso avaliar as respostas existentes e isso não tem sido realizado. Não houve ainda um estudo que, de facto, verifique a eficácia, a efetividade, destas várias medidas aplicadas a agressores."
O financiamento está garantido e o objetivo do Governo é ter "um olhar profundo e fino sobre aquilo que se passa em concreto na sequência da aplicação destas medidas, alguns fatores explicativos também que nos ajudem a compreender o tipo de medidas aplicadas e a sua eficácia naquilo que é a prevenção de reincidências".
A secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade acredita que é possível romper com o ciclo de violência e lembra que as mulheres não estão sozinhas.