
Secretário de Estado revela que apenas 200 portugueses meteram os papéis para emigrar para o Brasil em 2012. Um número longe da realidade.
Corpo do artigo
O governo português está preocupado com a emigração ilegal para o Brasil. Esta manhã a TSF contou-lhe que a Secretaria de Estado das Comunidades estima que mais de 100 mil portugueses emigraram no último ano, mas, oficialmente, apenas 200 meteram os papeis para ir para o Brasil, num número que o governo admite estar muito longe da realidade.
À TSF, o secretário de Estado, José Cesário, admite que estes valores são inacreditavelmente baixos pois «sabemos perfeitamente que há muito mais gente a procurar soluções para o Brasil» .
Contudo, nem todos os que não estão nas estatísticas oficiais encontram-se obrigatoriamente ilegais, mas é possível que uma parte não tenha documentos para trabalhar.
O secretário de Estado explica que muitos vão como turistas e durante o tempo de estadia legal procuram trabalho.
Estes baixos números de emigração legal para o Brasil preocupam o secretário de Estado e recorda que em 2011 as autoridades daquele país apenas identificavam mil portugueses que entraram legalmente no país para trabalhar ou fazer outro tipo de actividades.
José Cesário conta que as autoridades brasileiras, mas também as portuguesas, admitem que há «um numero significativo de portugueses no Brasil em situação irregular».
Pondo em causa a realidade dos números, a emigração oficial para o Brasil em 2012 foi cem vezes inferior à que parte para Angola e até menor do que aquela que chegou aos países árabes.