O primeiro-ministro anunciou que o Governo não dará tolerância de ponto aos funcionários públicos no Carnaval, defendendo que não faria sentido quando se propõe acabar com feriados.
Corpo do artigo
À saída da cerimónia de aniversário da Associação Industrial Portuguesa (AIP), em Lisboa, Pedro Passos Coelho revelou que a tolerância de ponto no Carnaval «é uma matéria que está mais do que decidida. Sabemos que o Carnaval não é um feriado, [mas] tem sido habitual o Estado dar tolerância de ponto nesse dia».
Contudo, «julgo que ninguém perceberia em Portugal, numa altura em que nos estamos a propor acabar com feriados como o 5 de Outubro ou o 1º de Dezembro ou até feriados religiosos, que o Governo pensasse sequer em dar tolerância de ponto, institucionalizando a partir de agora o Carnaval como um feriado em Portugal», defendeu o primeiro-ministro.
Passos Coelho salvaguardou, no entanto, que «o facto de poder haver municípios que têm especiais tradições na comemoração do Carnaval quererem fazer eles próprios a tolerância de ponto a nível local é uma matéria que será decidida por cada município».
«Mas, evidentemente, que os municípios não são competentes para darem tolerância de ponto aos funcionários públicos, isso é o Estado», concluiu.