Medida foi anunciada este sábado pela DGS.
Corpo do artigo
A partir de segunda-feira haverá um maior número ligações aéreas a funcionar, o que implica também uma maior circulação de pessoas e medidas mais apertadas nos aviões e aeroportos.
Na habitual conferência de imprensa para a divulgação dos dados da covid-19 em Portugal, a diretora geral da Saúde, Graças Freitas, anunciou que está a ser desenvolvida uma solução eletrónica para rastrear possíveis viajantes infetados que cheguem a Portugal.
TSF\audio\2020\06\noticias\13\graca_freitas_2_cartao_electronico
Trata-se de um cartão eletrónico que vai permitir "descobrir cada passageiro, em que sitio do avião viajou, quem eram as pessoas que estavam nas filas" em volta. "Estes voos podem potencialmente trazer alguém doente, essa pessoa é detetada já em Portugal e importa ir fazer o rastreio das pessoas que estão à volta desta pessoa", adiantou.
12307125
Graça Freitas adiantou que esta e outras medidas vão ser "implementadas gradualmente". "É uma aplicação gradual que se vai tender para se expandir a topos os voos e para facilitar sobretudo não a deteção de um primeiro ou segundo casos que venham num voo mas a identificação dos seus contactos".
TSF\audio\2020\06\noticias\13\graca_freitas_3_gradual