
Rui Manuel Fonseca/Global Imagens
As pessoas elegíveis vão ser convocadas por SMS. Quem não receber esta convocatória, terá acesso a uma senha digital.
Corpo do artigo
Os membros das mesas de voto e funcionários das juntas de freguesia vão ser vacinados este sábado com a dose de reforço da Covid-19, confirma o Governo em comunicado.
Nesse dia, a vacinação será dedicada a estas pessoas, que serão convocadas por SMS, através de agendamento central.
De acordo com a nota governativa, haverá ainda senhas digitais para as pessoas elegíveis que não recebam a mensagem, mediante a apresentação de um documento comprovativo das funções em causa.
"Está previsto um total de 16.427 mesas de voto para estas eleições legislativas, das quais 2.606 no dia do voto antecipado em mobilidade", indica o comunicado.
A vacinação não é obrigatória, mas quem não tenha o esquema vacinal completo ou ainda não tenha dose de reforço, pode fazê-lo agora.
Autarca de Lisboa aguarda orientações
"Aquilo que eu fiz como apelo ao Governo foi para que as pessoas que são funcionárias da câmara ou das juntas, e que vão estar envolvidas nas eleições legislativas, tivessem a capacidade de receber a 3.ª dose [da vacina contra a covid-19]. Entretanto, já me foi confirmado que esse apelo vai ser concretizado. Vai acontecer e fico muito contente", afirmou Carlos Moedas, em declarações aos jornalistas à saída da cerimónia de inauguração do BioLab, instalado no Mercado do Forno do Tijolo.
No entanto, apesar de já ter recebido uma resposta positiva em relação ao apelo que tinha feito junto do Ministério da Administração Interna, Carlos Moedas lamentou que a tutela ainda não tenha dado as orientações necessárias à autarquia para que seja assegurada a participação dos cidadãos nas eleições legislativas antecipadas, agendadas para dia 30.
"Para que corra bem o processo, as ideias vêm do Governo central e o município executa e aplica. É isso que temos estado a fazer e vamos continuar a fazer, mas precisamos dessas orientações. Deixo aqui o apelo ao Governo para que essas orientações cheguem depressa", apontou.
Notícia atualizada às 15h31