
Reuters
No Dia Mundial da Alimentação, o Secretário de Estado diz à TSF que as prioridades do Governo são aumentar a autosufienciência do país naquilo que come e diminuir o desperdício.
Corpo do artigo
Nuno Vieira e Brito admite que o Governo chegou a estudar uma solução semelhante ao que aconteceu na Grécia, onde se legalizou, há meses, a venda de alguns produtos fora do prazo de validade.
No entanto, o secretário de Estado sublinha que, se fosse aplicada em Portugal, uma decisão semelhante podia afetar as exportações.
Neste Dia Mundial da Alimentação, uma das prioridades é diminuir o desperdício. Um estudo recente revelou que quase um em cada cinco alimentos acaba no lixo.
Em resposta, o Governo pretende facilitar a venda de produtos menos apetecíveis para as grandes empresas, por questões de tamanho ou aspeto. Outra prioridade é alertar os consumidores e as empresas para a hipótese, pouco comum, de se vender produtos alimentares à unidade e não ao quilo.
Para diminuir o desperdício, mas também para esclarecer melhor os consumidores, o Governo aprova hoje um guia com as novas regras de rotulagem. Cada produto alimentar passa a ter, obrigatoriamente, de apresentar 12 informações diferentes, entre elas os valores nutricionais do que está dentro da embalagem.
Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria de Estado da Alimentação e várias associações de empresas promovem hoje, em Lisboa, um Fórum sobre Inovação no Setor Alimentar.