Governo reforça medidas para responder a alerta vermelho de risco de incêndio
Quem não cumprir obrigações arrisca-se a ir a tribunal.
Corpo do artigo
Quem não aceitar cumprir as obrigações previstas para responder ao alerta especial de nível vermelho, decretado por causa do calor previsto para esta semana, arrisca-se a ser condenado pelo crime de desobediência.
A decisão está num despacho assinado, esta quarta-feira, pelo Ministério da Administração Interna que clarifica ainda quem está dispensado do trabalho por ser bombeiro voluntário.
Em comunicado, o Ministério diz que todos os bombeiros voluntários, mesmo os que trabalham no privado, não precisam de ir trabalhar até domingo desde que vivam nos 13 distritos em alerta vermelho.
Para os funcionários públicos a dispensa chega a todo o país, menos aqueles que trabalham nas áreas da emergência médica ou das forças de segurança.
11265375
O Governo aumentou ainda a prontidão e mobilização das equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial.
A prontidão também deve ser reforçada nas empresas de telecomunicações (fixas e móveis) e energia (transporte e distribuição).
11264811
O Alerta Especial de Nível Vermelho deverá durar cinco dias, tendo-se iniciado esta quarta-feira e indo até domingo.
Os 13 distritos abrangidos pelo alerta vermelho são Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Viseu e Leiria.