O ministro da Saúde revelou hoje que o executivo tem planos para activar o centro de transplantes pediátricos em Coimbra, o único do país e que deixou de funcionar depois da saída do único médico.
Corpo do artigo
Com a saída do único médico que fazia as cirurgias, as crianças passaram a ser encaminhados para o centro La Paz, em Madrid, com base num protocolo assinado entre os dois países.
O Diário de Noticias refere, esta terça-feira, que este protocolo já salvou duas vidas mas não conseguiu salvar Tiago, de 2 anos, que estava em Espanha à espera de transplante hepático.
Confrontado com este caso, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, afirmou que a morte de uma criança é sempre de lamentar e acrescentou que o Governo tem planos para que estas cirurgias voltem a ser feitas em Portugal.
«O que lhe posso dizer é que o centro [de transplantes pediátricos] foi desactivado e é intenção deste Governo voltar a activá-lo em Coimbra», disse o ministro, à margem da cerimónia de tomada de posse do Conselho de Administração do Hospital de S. João.
«Activar um centro de transplantes requer pessoas muito qualificadas e portanto a nossa intenção é que seja criado um e fique em Coimbra», acrescentou Paulo Macedo.