Objetivo é retirar algum peso das unidades hospitalares.
Corpo do artigo
O Governo vai avançar com uma rede de hospitais de campanha para receber doentes Covid que não precisem de internamento, nomeadamente pessoas retiradas de lares da terceira idade, pacientes sem sintomas ou formas ligeiras da doença. O despacho publicado esta sexta-feira pelos ministérios da Saúde, Administração Interna e Segurança Social implica, na prática, a instalação dessas unidades em todos os distritos do país sempre que os municípios não consigam fazê-lo.
O objetivo é retirar algum peso das unidades hospitalares durante este período mais duro da pandemia e o diploma atribui à Proteção Civil a tarefa de identificar, nas diferentes regiões, onde instalar estas estruturas e gerir a respetiva ocupação em colaboração com os representantes do Governo para a Covid-19.
As Administrações Regionais de Saúde têm, por seu lado, de garantir a presença de médicos e de enfermeiros em colaboração com os hospitais dessa zona. Já a Segurança Social fica responsável pela colaboração técnica e pela colocação de auxiliares.
13004970
De resto, as pousadas do INATEL são dadas como exemplo de espaços onde podem vir a funcionar estes hospitais de campanha.
13007784