As 451 escolas requalificadas serão, essencialmente, escolas de ensino básico e secundário.
Corpo do artigo
O Governo vai investir 1730 milhões de euros na requalificação de 451 escolas depois de detetar que havia "muitas situações de subfinanciamento" na educação, em todo o país.
"Com este acordo que hoje aqui assinámos, o país vai investir 1730 milhões de euros na requalificação de 451 escolas, essencialmente EB 2/3 e algumas secundárias que não tinham sido objeto nem dos programas que os municípios executaram para a reabilitação das escolas do 1.º ciclo nem das intervenções que a Parque Escolar fez nas escolas secundárias. Era um nível de ensino que estava efetivamente abandonado. É um grande investimento que o país vai fazer, 70% suportado pelo Orçamento do Estado e o resto por fundos comunitários", anunciou António Costa esta sexta-feira, em Lisboa, na assinatura do acordo com a Associação de Municípios.
No entanto, Costa avisou que este acordo não significa que as obras vão começar já no próximo mês ou no próximo ano.
TSF\audio\2023\07\noticias\21\francisco_nascimento_escolas
"Temos um programa de financiamento que vai até 2033. Todos desejamos que possa ser executado o mais rapidamente possível, mas não é uma questão financeira. Em muitos casos não é possível executar mais rapidamente estas obras, que tem a ver com a capacidade material de execução do conjunto destas obras", justificou o primeiro-ministro.
António Costa mostrou-se também esperançoso de que, a partir de 2024, quando entrar em vigor o "novo modelo de contratação e fixação dos docentes", se consiga diminuir o grau de precariedade e reforçar a "ligação imprescindível" entre a comunidade e a escola.
"Sendo que a escola é, essencialmente, uma extensão da missão que a sociedade tem de educar as gerações futuras. Esse processo é um passo muito ambicioso, mas é muito importante termos aqui chegado", rematou.