
Maia, 06/12/2017 - Aeroporto do Porto celebra recorde de 10 milhões de passageiros, com a presença de Eduardo Vítor Rodrigues, Rui Moreira, António Domingos da Silva Tiago, Guilherme d'Oliveira Martins (Secretário de Estado das Infraestruturas) Nicolas Notebaert (CEO da VINCI). Guilherme d'Oliveira Martins (Secretário de Estado das Infraestruturas) (Artur Machado / Global Imagens)
Artur Machado/Global Imagens
O secretário de Estado das Infraestruturas garantiu à TSF que os 120 milhões de euros que o Governo socialista vai aplicar na manutenção da ferrovia vão ser suficientes para resolver os problemas.
Corpo do artigo
Um relatório da Infraestruturas de Portugal, revelado esta terça-feira pelo jornal Público, classifica como mau ou medíocre o índice de desempenho de 58% das linhas de caminho-de-ferro.
Em declarações à TSF, o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, lembrou que há muitas décadas que os vários governos portugueses deixaram de investir nos transportes ferroviários.
"Os governos anteriores estiveram de costas voltadas para a ferrovia", declarou o secretário de Estado, que classifica as atuais vias ferroviárias como "antiquadas" e "a necessitar de reposição".
TSF\audio\2018\03\noticias\13\guilh_w_oliv_martins_1_governos_an
Guilherme W. d'Oliveira Martins considera que o Programa Ferrovia 2020 irá trazer a modernização das linhas ferroviárias "que há mais de 50 anos que não tinham qualquer intervenção"
O secretário de Estado diz que o Governo vai fazer um "novo investimento em corredores estruturantes" e acredita que os 120 milhões de euros disponibilizados para a manutenção da ferrovia serão suficientes.
"No último trimestre, foi lançado um novo concurso de contrato de manutenção, no valor de 120 milhões de euros. A avaliação foi feita pela Infraestruturas de Portugal", informou Guilherme W. d'Oliveira Martins.
Uma avaliação que, garante o secretário de Estado das Infraestruturas, tem em conta não só o estado das linhas, mas também o reforço de manutenção, ao nível das contratações.
TSF\audio\2018\03\noticias\13\guilh_oliv_martins_3_120_milhoes