
Reinaldo Rodrigues/Global Imagens
Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários está a acompanhar a situação. Em 2016 registaram-se 20 ocorrências com drones e aviões.
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Desde o inicio de 2015 até ao dia 20 de junho de 2017 registaram-se 34 ocorrências com drones perto de aeroportos nacionais. Só em 2016 foram 20.
Em resposta a algumas questões colocadas pela TSF, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF), salienta que estas ocorrências dizem respeito a drones presentes em espaço aéreo que não lhes é autorizado, sendo que 80 por cento foram registadas em momentos diversos na fase de aproximação para aterragem.
Embora esta entidade não queira especular sobre as consequências que um incidente deste género possa ter, assume que eles podem interferir com a segurança da operação das aeronaves, não podendo excluir um embate do drone no avião.
O gabinete afirma que os aviões são bastante resilientes mas tem de se encontrar formas de reduzir o risco ao mínimo possível.
O gabinete tem também em fase inicial um estudo sobre este tipo de ocorrências em Portugal e está a analisar a possibilidade de responsabilizar de forma mais eficaz quem conduz esses drones.
De acordo com Nelson Oliveira, diretor do GPIAAF, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação está também a estudar esta matéria com vista à emissão e regulamentação mais apertada visto que alguns países já têm legislação mais exigente do que a nacional.
Questionado sobre se têm seguindo queixas para o Ministério Público a propósito destes incidentes, o gabinete sublinha que compete à Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) fazê-lo e emitir contraordenações.