Grândola quer classificar registos sonoros da senha de Abril como Património Nacional
O programa de rádio que deu a senha do 25 de Abril e o espetáculo em que Zeca Afonso cantou Grândola antes da revolução são as propostas da autarquia.
Corpo do artigo
Os registos sonoros originais da senha do 25 de Abril transmitida pela rádio, que inclui a canção "Grândola, Vila Morena", e a interpretação da música no I Encontro da Canção Portuguesa, vão ser propostos a Património Fonográfico Nacional. A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Grândola e da Direção Regional de Cultura do Alentejo e será apresentada na Direção Geral do Património Cultural.
No encontro da Canção Portuguesa, que se realizou no Coliseu dos Recreios um mês antes do 25 de Abril de 1974 estiveram presentes muitos cantores de intervenção, entre eles Zeca Afonso. Nessa iniciativa a plateia levantou-se e cantou Grândola Vila Morena.
António Figueira Mendes, presidente da câmara de Grândola quer ver classificados estes dois momentos sonoros, que considera históricos e que se encontram gravados em bobines.
TSF\audio\2023\11\noticias\29\maria_augusta_casaca_grandola
Com o aproximar das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a autarquia de Grândola, que ficará eternamente ligada à musica de Zeca Afonso, afirma sentir ainda maior responsabilidade. "Sentimos a responsabilidade de dar uma dimensão muito grande a esses 50 anos, sobretudo numa altura em que às vezes se vai tentando reescrever a história", lamenta o autarca. " É bom que as novas gerações percebam que acabou o fascismo, e que a democracia e tudo o que temos hoje se deve à luta de muitos homens e mulheres e dos militares que tiveram a coragem de fazer esta revolução", adianta.
A apresentação desta candidatura a Património fonográfico Nacional e do programa dos 50 anos do 25 de Abril em Grândola irá realizar-se na Casa do Alentejo, em Lisboa, esta quarta feira.
Vai contar com a presença de Paulo de Carvalho, intérprete da canção "E depois do adeus" e que integrará o programa musical das comemorações, e do ilustrador André Carrilho, que criou a imagem gráfica destas comemorações. Estarão presentes artistas nacionais que se associaram às celebrações, entre eles Vihls, com a criação de obras de arte pública que passarão a figurar em todas as freguesias do concelho de Grândola.