A criança nasceu na quarta-feira, indicou o Hospital de São João, onde a mulher de 35 anos, não vacinada, está internada nos cuidados intensivos.
Corpo do artigo
A grávida infetada com Covid-19 e que está nos cuidados intensivos do Hospital de São João já teve o bebé, confirmou à TSF fonte da unidade hospitalar. A criança nasceu na quarta-feira.
A mulher de 35 anos, não vacinada, tinha sido transferida de Penafiel para o São João em estado grave, estando ligada à ECMO devido a complicações relacionadas com a Covid-19.
A ECMO é um dispositivo de circulação extracorporal essencial ao tratamento de doentes críticos.
"Foi ponderada a decisão de fazer uma cesariana programa. Foi feita ontem [quarta-feira] ao 12h20. Nasceu um bebé muito bem, com 2,420kg, um rapaz, chama-se Santiago e a cesariana correu sem qualquer problema", disse a diretora do Serviço de Obstetrícia do Hospital de São João, Marina Moucho, numa conferência de imprensa.
A média revelou ainda que a mãe fez a cesariana "ligada à ECMO", sublinhando que não houve nenhum problema e que a mulher está bem.
O diretor de Neonatologia, Henrique Soares, explicou que "o Santiago nasceu a chorar com bom peso, normal para o período gestacional". A criança está a "respirar bem, sem qualquer apoio". "Os primeiros exames que fazem parte da avaliação global estão normais", acrescentou.
Desde o início da pandemia, prosseguiu a fonte, o Hospital São João contabilizou "três grávidas com covid-19 em ECMO", assinalando que as duas primeiras "foram salvas e que apenas um dos bebés não sobreviveu".