Por causa da greve na Refer, a circulação de comboios vai ser afectada esta 5ª feira. Há serviços mínimos no período da manhã e no da tarde circula apenas um em cada quatro comboios previstos.
Corpo do artigo
Fora desse período, ou seja, entre as 10 da manhã e as 4 e meia da tarde, realiza-se um em cada cinco comboios.
A greve dos trabalhadores da Refer, que contestam a fusão da empresa com a Estradas de Portugal (EP), deverá causar esta quinta-feira perturbações e supressões na circulação de comboios de passageiros e de mercadorias.
Em declarações à Lusa, fonte oficial da Refer recusou «antever o tipo de impacto» da greve dos trabalhadores da empresa, que são os responsáveis pela abertura dos canais ferroviários, adiantando que apenas existem certezas quanto ao cumprimento dos serviços mínimos decididos pelo Conselho Económico e Social (CES).
O Tribunal Arbitral determinou como serviços mínimos a circulação de um em cada quatro comboios programados habitualmente entre as 6:30 e as 10:00 e entre as 16:30 e as 20:00. No restante período, realizam-se apenas um em cada cinco previstos, estando a lista de comboios programados publicada na página da CP -- Comboios de Portugal.
Fonte oficial da CP adiantou que a empresa e os seus trabalhadores estão preparados para fazer todos os comboios, escusando-se a fazer qualquer previsão sobre os impactos da paralisação.
Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para comboios Alfa Pendular, Intercidades e Regional que não se realizem, a CP permitirá o reembolso no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos, para outro dia/comboio, informa a empresa.
Os trabalhadores da Refer decidiram em plenário, a 02 de dezembro, marcar uma greve de 24 horas, com início às 00:00 de quinta-feira, para contestar a fusão com a EP anunciada pelo Governo, que, argumentam, «não é sustentada por nenhum estudo que aponte benefícios».
A fusão entre a Refer e a EP está prevista no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas (PETI3+), aprovado em Conselho de Ministros a 03 de abril.