A greve dos controladores de tráfego aéreo, que terminou às 09:00, teve uma adesão de 100% e causou alguns atrasos e cancelamentos de voos.
Corpo do artigo
Entre as 07:00 e as 09:00, dos 251 voos previstos, 50 tiveram de ser reajustados.
De acordo com o site da ANA - Aeroportos de Portugal, 10 chegadas e 5 voos de partida de Lisboa foram cancelados, alguns dos quais com destino a países que se encontram igualmente em greve parcial, nomeadamente França, Alemanha, e Itália.
No aeroporto do Porto, a greve dos controladores aéreos não obrigou ao cancelamento de qualquer voo, mas há atrasos. 11 ligações, entre as 07:00 e as 16: 40, tiveram de alterar o horário. Nas chegadas verifica-se o mesmo cenário - até ao início da tarde, a maioria dos voos vão chegar atrasados ao aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Em Faro, este é um dia normal, não há indicação de qualquer transtorno.
A greve dos controladores aéreos teve, de acordo com o porta-voz da comissão dos trabalhadores da NAV Portugal, Carlos Valdrez, uma adesão de 100%.
Portugal integra a jornada de luta europeia contra decisão da Comissão Europeia de abandonar as negociações relativas à iniciativa do Céu Único Europeu 2+, que visa aprofundar a liberalização e desregulação do espaço aéreo.
Para hoje estão confirmadas também greves parciais em França, Alemanha, Áustria, Itália, Eslováquia, Hungria e Chipre.