Os Lusitanian Ghosts apresentam o novo álbum, Lusitanian Ghosts III, ao vivo este sábado, pelas 19h30, no Teatro Taborda em Lisboa.
Corpo do artigo
Lusitanian Ghosts é um coletivo luso-sueco conhecido pela fusão da sonoridade de instrumentos de corda populares portugueses e europeus. As violas tradicionais, como a Beiroa, a Campaniça, a Braguesa, a Terceirense ou a Amarantina, cada qual detentora de afinações e arranjos específicos, aliam-se a diversos outros instrumentos de corda europeus, ao baixo e à bateria (também com a incorporação do adufe) mas num universo rock.
TSF\audio\2023\10\noticias\14\14_outubro_2023_lusitanian_ghosts_c_som
Lusitanian Ghosts III, terceiro álbum da banda depois de Lusitanian Ghosts de 2019 e de Exotic Quixotic de 2021, foi gravado e misturado em fita analógica no estúdio Clouds Hill em Hamburgo, sem o recurso a quaisquer guitarras elétricas - apenas e só à base de violas regionais tradicionais, seguindo a fórmula desenvolvida pelo grupo, de praticar uma fusão entre a sonoridade de instrumentos de corda populares portugueses e europeus, e uma estética alternativa.
O projeto Lusitanian Ghosts é composto pelo luso-canadiano Neil Leyton (voz), pelo sueco Mikael Lundin (voz e viola Amarantina), por João Sousa (na bateria e adufe), por Abel Beja (na viola Terceira), por António Bexiga (na viola Campaniça) e por Janne Olsson (no baixo e na viola Beiroa).
A apresentação ao vivo do álbum Lusitanian Ghosts III, editado no passado dia 15 de setembro é, este sábado, às 19h30, no Teatro Taborda, em Lisboa.