Um dos maiores nomes da poesia norte-americana influenciou várias gerações de autores. Entre eles, Fernando Pessoa que lhe dedicou um poema.
Corpo do artigo
Uma única obra de poesia, "Folhas de Erva", valeu a Walt Whitman o reconhecimento como um dos maiores poetas norte-americanos e um dos principais autores da modernidade. Assinala-se esta sexta-feira os 200 anos do seu nascimento.
"O Walt Whitman é, de certa forma, um poeta americano, com maiúsculas. É o primeiro grande poeta, porque a própria América é o tema do poema: a americana concreta, a paisagem americana, a ideia da América, as pessoas americanas", considera o crítico Pedro Mexia.
TSF\audio\2019\05\noticias\31\pedro_mexia_1_legado
"Os seus poemas exprimem poeticamente a grandeza da América e de uma certa ideia da América. Portanto, mesmo quem goste menos do Walt Whitman do que de outros poetas não pode deixar de reconhecer que não há nenhum outro poeta no cânone americano que se pareça com ele nesta forma de identificação com o país", sublinha o autor.
TSF\audio\2019\05\noticias\31\pedro_mexia_2_influencias
Whitman, nascido em Huntington, no estado norte-americano de Nova Iorque, influenciou uma vasta geração de poetas, entre eles, o Fernando Pessoa.
"Nos primeiros anos de Pessoa, havia qualquer coisa, quando se lia a Ode Marítima percebe-se que há ali uma noção da poesia declarativa, exclamativa que tem muito a ver com o Whitman, por isso ele tem a "Saudação" a Walt Whitman", recorda Pedro Mexia.
"Folhas de Erva", uma obra várias vezes editada, é recomendada para o Ensino Secundário pelo Plano Nacional de Leitura.